2 de maio de 2009

Natureza X Homem

Ontem estava assistindo aos noticiários locais e o assunto do dia 1° de Maio em Maceió, foi a catástrofe das chuvas no estado. Casas desmoronando feito castelos de areia, pessoas morrendo enterradas debaixo de suas próprias casas, familiares desesperados e profissionais empenhados em salvar o bem mais precioso: A vida.
Tudo isso me fez pensar o quanto somos vulneráveis a desastres “superiores”. É incrível como somos poderosos quando nos envolvemos em Guerras Mundiais e construções de engenhocas capazes de nos fazer “vencer” uma “batalha”. Mas somos completamente inúteis quando o assunto se chama: Mãe natureza.Ambientalistas se preocupam constantemente em justificar as causas de furações, Tsunami, aquecimentos, raios, chuvas, desastres ambientais... Comentam as causas teóricas para os desastres, mas dão pouca importância para os verdadeiros “culpados”.
Nós estamos acabando com a nossa própria existência. Fato.
Reprimindo o espaço marítimo, por exemplo.
Um t
empo atrás estava olhando umas fotos de Maceió no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), e fiquei boquiaberta com o tamanho da agressão contra a natureza: (Maceió década de 20)

(Maceió 2009)

Aos olhos de "turistas" pode não parecer tanta diferença, mas aos olhos de quem passa constantemente por esse bairro é completamente perceptível a mudança. Muitas construções foram realizadas. O Memorial da República, por exemplo, foi posto onde antes só se enxergava areia. Favelas foram "levantadas" e a distância entre a areia e o mar foi se tornando cada vez menor...
Praticamente “expulsaram” o mar de
seu território. A impressão que fica, é que estamos “comprimindo” os mares. Comprimindo, comprimindo, comprimindo... E uma hora, mais cedo ou mais tarde ele se voltará contra nós.
E bem sabemos que is
so pode acontecer, não é mesmo?
Construímos casas em barragens, colocando concreto naquilo que julgamos “inútil” e achamos que tudo ficará por isso mesmo. Tolinhos...

Falta-nos sabedoria.
Precisamos acima de tudo ter consciência dos nossos atos. É burrice pensar que somos mais fortes e mais poderosos do que a natureza.
Nossas máquinas e equipamentos de alta tecnologia, não foram programados para “cavar” em busca da vida.

Um minuto de silêncio por nossa inteligência.

Camila g.

4 comentários:

  1. Realmente, é uma diferença muito grande a que a gente vê na cidadee. Tudo mudando muito rápidoo.

    "Um minuto de silêncio por nossa inteligência.
    "

    ResponderExcluir
  2. É um desequilíbrio ambiental muuuito grande e tudo isso causado por nós mesmos!!!

    esse é o preço que estamos pagando por nossos atos inteligentes... =/


    ...

    ResponderExcluir
  3. Estamos cavando nossos próprios túmulos.
    A pergunta é:
    Você já escreveu seu epitáfio?

    Um minuto de silêncio por nossa inteligência.

    ResponderExcluir
  4. somos terríveis bichos, capazes inclusive de acabar com o nosso próprio lar.

    ResponderExcluir