10 de maio de 2009

Guerreiras da esperança


Dizem que as mães não devem criar seus filhos para si. Mas, criá-los para o mundo. Pois um dia eles vão bater asas e voar. Mas que mundo é esse no qual as mães deixam seus filhos voarem?

A esperança de todas as mães é poder ver seus filhos nascerem, crescerem e seguir seus caminhos. A morte não faz parte do roteiro desse filme. Infelizmente nem todas conseguem assumir a função de diretora, em um longa metragem de terror.

Diariamente nos deparamos com lágrimas alheias de mulheres consideradas guerreiras. Mulheres que lidam com o sofrimento diariamente ao olhar a cama que não foi desfeita, a roupa que não foi usada, a palavra que não foi dita e o abraço que não foi dado.

Vivem suas vidas na esperança de acordar de um pesadelo. Nos “sonhos” assistem cenas onde pessoas desaparecem, são assassinadas, torturadas, maltratadas... São seus filhos que não voltaram para casa.


“Mãe,

Que ao dar a benção da vida,
Entregou a sua.
Que ao lutar por seus filhos,
Esqueceu-se de si mesma.
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios.
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito.
Que ao receber injustiças,
Respondeu com seu amor.
E que, ao relembrar o passado,
Só tem um pedido:
DEUS, PROTEJA MEUS
FILHOS, POR TODA
A VIDA!”


Todos os anos, mais de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil. Esse número, que chama a atenção, foi revelado pela última grande pesquisa nacional sobre o assunto, feita em 1999. Um trabalho da organização não-governamental "Movimento Nacional de Direitos Humanos", com apoio do Ministério da Justiça.

Ainda há outro grande problema enfrentado pelas famílias dos desaparecidos: a falta de delegacias especializadas e de um sistema nacional de busca que faz com que os parentes tenham que buscar soluções por conta própria. São vítimas não encontradas. Mas nunca esquecidas.


“... Eu que talvez esteja mais próximo que pareça vago num grão da vida
Ou nas lembranças da beleza
Não sei se virei fim ou me perdi em mim,
Mas nessa expressão posso ser historia e recomeço.
Psicografado, nunca esquecido ou requerido, não se preocupe comigo,
Mas com a época que devora caminhos e destinos com tanta pressa,
Apagando rastros que nos ensinam e nos permitem a voltar...”

F.U.R.T.O – “Não se preocupe comigo”

http://www.youtube.com/watch?v=Mo-dQvbxZ0I



Mães...

Que lutam diariamente para continuar alimentando o feto da esperança.

Mães...

Que não perderam seus filhos, mas têm a esperança de nunca precisar procurar por eles.

“Gardênias e hortências

Não façam nada que me lembre

Que a esse mudo eu pertença.

Deixem-me pensar

Que tudo não passa

De uma terrível coincidência.”

Paulo Leminski

Quando é o “Dia" das mães para você?

Camila g.

Um comentário:

  1. Dia das mães, no meu pensamento, é todos os dias,por todoas as horas de carinho, conselhos, cuidados etc.
    mãe é equvalente a amor incondicional.

    ResponderExcluir